Veículos: maior venda em 50 anos
Uma surpresa agradável. Assim o presidente da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), Sergio Reze, definiu o balanço de maio, que representou recorde absoluto em vendas mensais dos 50 anos de história do setor
A comercialização de carros e comerciais leves atingiu 200.130 unidades, com alta de 17,75% sobre abril (169.957) e de 28,77% em relação ao do mesmo mês do ano passado (155.421). O melhor resultado mensal desse segmento até então tinha sido o de dezembro de 2006, com 195.935 unidades vendidas.
Os números do acumulado do ano também são recordes. O segmento de carros e comerciais leves totalizou 838.739 unidades, com alta de 24,2% em relação a idêntico período de 2006. Por conta do desempenho verificado, a Fenabrave reviu a previsão de crescimento do mercado em 2007, incluindo caminhões, ônibus e motos, de 12% para 17%.
A estimativa é chegar a 3,86 milhões de veículos, dos quais 2,16 milhões de carros e comerciais leves, segmento que teve a projeção de crescimento revista de 11% para 14,7%.
Surpreendente – A rede de distribuição vendeu nos primeiros cinco meses do ano 1.552.732 veículos, um aumento de 25% sobre o resultado de janeiro a maio de 2006.
Reze atribuiu o bom desempenho à estabilidade econômica e ao consumo reprimido. “Antes havia muito receio em assumir dívidas. Agora, o Brasil só tem notícias boas e isso gera confiança no consumidor”, avaliou.
Apesar do boom de vendas, o presidente da Fenabrave garantiu que não há desabastecimento no mercado de automóveis. Segundo ele, o consumidor pode não achar uma versão específica, com este ou aquele equipamento, mas no geral há modelos disponíveis para venda. “No máximo, o cliente pode levar até um mês para receber seu produto”, complementou Reze.
Já no segmento de caminhões, que deve crescer 13% neste ano, há falta de vários veículos, principalmente os destinados ao setor sucroalcooleiro e ao transporte de grãos.
Por marca – No segmento de automóveis e comerciais leves, a Fiat se mantém na liderança no acumulado de janeiro a maio, com participação de 25,51%. A Volkswagen aparece em segundo (23,32%), seguida de General Motors (21,23%) e Ford (11,57%).
O carro mais vendido continua sendo o Volkwagen Gol, que totalizou 21.391 unidades em maio. Os modelos Fiat Palio e Uno vêm na seqüência, com 20.792 e 11.797 unidades, respectivamente.
Por tipo de veículo, o chamado segmento dos “carros de entrada” – entre os quais se incluem os três primeiros colocados, além de Celta e Ka – responde no acumulado deste ano por 37,88% das vendas. Em 2006, essa fatia era de 38,53%. O segmento que mais vem crescendo é o de sedãs pequenos, cuja participação passou de 14,13% para 16,72% no mesmo período.