O índice de varejo online (VOL) registrou crescimento de 18,8% em outubro, de acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) e com a E-Consulting, Butique Digital de Conhecimento. Ele representa a soma dos volumes de transações de automóveis, turismo e bens de consumo e a cifra correspondente a este mês totalizou R$ 525,8 milhões.
Este valor é 3,1% superior ao registrado em outubro de 2002, mas 18,8% maior que o de setembro de 2003, quando a soma total comercializada atingiu a cifra de R$ 442,5 milhões.
O VOL para automóveis também registrou elevação expressiva em outubro. Ele totalizou R$ 343,9 milhões, com alta de 23,7% sobre os R$ 278,1 milhões obtidos em setembro. Segundo a E-Consulting, este resultado foi conseqüência da estratégia adotada pelas montadoras, que fizeram diversas promoções e ao governo, que manteve o incentivo fiscal ao setor.
O VOL excluindo os automóveis apresentou avanço de 5% sobre setembro de 2003 e de 52,5% em comparação com outubro do ano passado, em razão do pequeno aquecimento das vendas no período pré-final de ano.
O índice VOL para turismo e bens de consumo movimentou em outubro R$ 47,5 milhões, com aumentos de 9% sobre setembro e de 25,5% em relação ao mesmo mês de 2002. No caso dos bens de consumo, o total comercializado foi de R$ 134,3 milhões.
De acordo com a avaliação da Câmara-e.net, a expectativa é de que o varejo online de bens de consumo pode ultrapassar os R$ 160 milhões.