Varejo faz mais promoções, mesmo com juro em alta
Num ambiente de forte concorrência, o varejo continua a apostar em promoções para fisgar o consumidor e manter um ritmo forte de crescimento das vendas em 2005, apesar da alta dos juros iniciada em setembro. As várias parcerias firmadas nos últimos meses entre as grandes varejistas e os bancos – principalmente o Unibanco, Itaú e Bradesco – injetaram novo fôlego no comércio e acirraram a competição.
Como os bancos conseguem captar recursos a um custo mais baixo, grandes varejistas também conseguem manter taxas mais agressivas. A guerra do crédito já chegou às compras de supermercados, que normalmente não são financiadas. O Pão de Açúcar começou a oferecer, para os clientes do seu programa de relacionamento Mais, o parcelamento das compras em três vezes para todas as bandeiras de cartão de crédito. A promoção vale para compras acima de 150 reais e é uma estratégia de combate para ganhar mercado neste mês de Páscoa, a melhor data para o supermercados no ano depois do Natal.
A Colombo, uma rede de eletrodomésticos, intensificou o crédito flexível, que permite aos consumidores planejar o pagamento de parcelas com valores diferentes a cada mês, conforme o seu orçamento. A varejista também manteve os juros e os planos promocionais oferecidos durante o Natal. “Não tenho dúvidas de que oferta de crédito e competição entre os bancos só vai aumentar daqui para frente”, afirma Alessandro Galvão, da consultoria da Bottom Line, especializada em cartão de crédito. Para ele, os bancos preparam-se para oferecer cada vez mais taxas promocionais no crédito direto ao consumidor e nas compras parceladas.
O próximo passo será a segmentação das taxas por grupos de clientes. A prova disso é que a oferta de crédito não se retraiu, o que tem levado as indústrias e as varejistas a prever um ano positivo, mesmo com freio imposto pelo Banco Central.