Notícias

Varejo espera melhora econômica em 2003

Guarulhos, 11 de dezembro de 2002

O setor varejista acredita em uma recuperação da economia em 2003, segundo pesquisa realizada pela Gouveia de Souza & MD. Pouco mais que 76% dos 234 entrevistados, a maioria empresários do setor, afirmou acreditar em melhora no cenário econômico para o próximo ano.

De acordo com a pesquisa, esse ano o setor varejista conseguiu movimentar 10,5% a mais que o ano passado. Já para 2003, a previsão é que a movimentação do varejo deverá ter elevação para 17,8%.

Os fatores que contribuem para esse resultado é o possível incentivo à exportação, a ampliação das linhas de crédito para o consumidor e o aumento do consumo dentro do mercado interno brasileiro. Foram entrevistados representantes dos segmentos de alimentação, móveis, eletrodomésticos, materiais de construção e automotívo, vestuário e calçados.

Os lojistas estão se preparando para manter as formas de pagamento no mesmo patamar do realizado no último ano. Para 56,4% dos entrevistados, os prazos de financiamento de seus produtos não sofrerão mudança.

O setor do varejo que mais acredita em um ano de 2003 melhor é o setor de materiais de construção. Cerca de 86% dos donos desses estabelecimentos prevêem uma melhora no cenário econômico do próximo ano.

Já no segmento de alimentação, 70,8% dos empresários espera que o próximo ano apresente mais chances de crescimento que 2002.

Apesar de todo o otimismo para o próximo ano, os lojistas não acreditam que ocorrerão as reformas previdenciária e tributária. Eles acreditam em um aumento da inflação graças à variação do dólar e reajuste salarial.

Novos caminhos

Segundo dados da pesquisa, as empresas estão redirecionando seus investimentos, criando ou ampliando setores. Os principais pontos de investimento são os setores de recursos humanos, de marketing, de promoção e canais de vendas, tecnologia e de logística.

Dener Gomes