O presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos tem a mesma opinião, e diz que esses números vislumbram uma reação, ainda que tímida, do mercado interno. “Mas, não podemos esquecer que a base de comparação é muito fraca, pois em 2003 a economia manteve-se praticamente estagnada”, ressalta.
Estagnação que se confirmou com a queda do Produto Interno Bruto (PIB), que fechou o ano passado com queda de 0,2% sobre 2002, como lembra o presidente da ACSP.
Ajuda dos lojistas – Afif Domingos ainda credita o bom resultado do trimestre ao esforço dos lojistas. Ele afirma que as promoções no varejo, como o alongamento dos prazos do crediário, permitiram a expansão das vendas.
“O crédito foi o principal fator de crescimento do movimento no varejo. Afinal, a recuperação da renda continua muito lenta, especialmente porque o desemprego ainda é grande”, afirma.
Apesar disso, continua crescendo o número de consumidores que se esforçam para “limpar o nome”, mesmo que seja cortando gastos. O resultado é que houve um crescimento de 7,1% no cancelamento de registros no SCPC em relação ao primeiro trimestre de 2003. Ou seja, mais de 700 mil consumidores readquiriram o crédito, seja por pagamento ou renegociação do débito. Já a relação de novos registros cresceu 3,9% no primeiro trimestre comparado a igual período do ano passado.
“A inadimplência mostra um quadro de controle, já que os cancelamentos estão visivelmente melhores. Isso significa que o consumidor está cada vez mais amadurecido”, diz o economista Emílio Alfieri.
Março, o melhor mês – Na comparação mês-a-mês, março teve o melhor resultado deste ano. Quando comparado com o mês de fevereiro, as consultas ao SCPC tiveram crescimento de 14,6%. Em relação com março de 2003, a alta é ainda maior: 15,6%. O mesmo ocorre com o Usecheque: na comparação com fevereiro cresceu 13,5% e, em relação a março do ano passado, 9%.
Porém, o economista da ACSP salienta que esse resultado se deve ao efeito calendário. “O mês teve dois dias úteis a mais em relação a março do ano passado. Além disso, o carnaval em 2003 ocorreu em março, o que diminuiu ainda mais as vendas”, finaliza Emílio Alfieri.
Patrícia Büll