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Varejo de dois dígitos

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2011

O varejo brasileiro contabilizou, em 2010, o maior volume de vendas anuais já registrado pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o setor cresceu 10,9% ante 2009. O índice reflete a consolidação da recuperação da economia no ano passado, comentou o economista da coordenação de serviços e comércio da instituição, Reinaldo Pereira.

Na mesma base de comparação, a receita nominal do comércio aumentou 14,5%. O volume de vendas é mais importante, explicou o economista, porque dá noção da quantidade transacionada, sem os efeitos da variação de preços a que está sujeita a receita nominal.

Pereira destacou, entre os impactos positivos para o desempenho anual do varejo em 2010, o crescimento dos segmentos de hipermercados e de móveis – duas das oito atividades pesquisadas – com expansão de 9% e 18,3%, respectivamente, no volume de vendas (confira crescimento dos oito segmentos nos textos ao longo da página).

O desempenho nacional por  atividades também serve de parâmetro para o varejo paulista. Os índices são semelhantes para a maioria dos segmentos, refletindo, conforme explica Pereira, o grande peso do comércio local na composição da PMC Brasil de 10,9%. A diferença mais marcante aparece na atividade formada por livros, jornais, revistas e papelaria, com volume de vendas nacional de 12%, ante 18,5% de São Paulo.