Cresceu de 43% em 2002 para 77% este ano o percentual de empresas que afirmam ter sofrido ataques e invasões em seus computadores, revela a 9ª Pesquisa Nacional de Segurança da Informação divulgada nesta quarta-feira, 12, pela Módulo Security. Para 29% dos entrevistados, as fraudes por e-mail são a maior via de problemas e a grande maioria (66%) aponta os vírus como a principal ameaça.
A pesquisa foi realizada junto a 682 profissionais das áreas de tecnologia e segurança da informação das 500 maiores empresas do país. Segundo a grande maioria (78%),os riscos e ataques deverão aumentar em 2004.
Para 60% dos entrevistados, os investimentos em segurança vão aumentar no próximo ano. Dos 73% das empresas que possuem orçamento específico para a área de Tecnologia da Informação, 24,5% alocam menos de 1% em recursos de segurança, enquanto 7% destinam mais de 20% do orçamento total de TI para a área de segurança da informação.
Dentre as medidas de segurança mais usadas estão os antivírus (76%), a capacitação técnica (75%), sistemas de backup (72%) e a utilização de políticas de segurança (71%).
A forma de acesso remoto mais utilizado pelas empresas pesquisadas é a conexão via internet, sendo que 69% utilizam conexão criptografada e 30% com modem interno. Além disso, a adoção de certificação digital apresentou um significativo aumento em relação a 2002: passou de 10% para 24%.
De acordo com os entrevistados, 68% afirmaram possuir uma Política de Segurança formalizada, enquanto que em 50% das empresas entrevistadas esta política esta atualizada. Dentre essas políticas, as campanhas de conscientização são algumas das medidas usadas pelas organizações para manter a Segurança da Informação. Das empresas entrevistadas, 27% disseram ter realizado campanhas há pelo menos seis meses, enquanto 26% há um ano ou mais. Porém, 15% afirmam que pretendem realizar tais campanhas nos próximos seis meses.
Segundo a Módulo, a falta de consciência dos executivos (23%) é apontada como o principal obstáculo à implementação da segurança da informação, embora tenha diminuído em 10 pontos percentuais o índice de respostas em relação ao ano passado (33%). Por outro lado, a expectativa em relação aos problemas com segurança continua alta. Apenas 4% responderam que devem diminuir.
– Verificamos na pesquisa deste ano que a mentalidade das empresas brasileiras está mais amadurecida em relação à Segurança da Informação. Os investimentos aumentaram, a política de Segurança da Informação dentro das empresas está mudando e o resultado desta mudança é positivo – afirma Álvaro Lima, sócio-fundador da Módulo Security.