Notícias

Uso racional de energia trará economia para a indústria

Guarulhos, 26 de novembro de 2004

Um programa para ajudar a indústria a reduzir os gastos com energia, que fornecerá apoio técnico para formular maneiras de racionalizar o consumo de energia nas empresas. O programa faz parte de uma parceria que foi assinada entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Eletrobrás, na quinta-feira, dia 25.

A previsão é de um investimento de R$ 3 milhões, ao longo de três anos. Os recursos são do Centro de Custos de Estudos e Projetos do Procel. O programa deverá estar totalmente formulado até dezembro, e será implementado no início de 2005.

Setor é responsável por 50% do consumo
Segundo o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, o setor industrial é responsável por quase 50% do consumo de energia do País, e que “esse acordo representa um marco importante na relação de parceria entre o setor privado e o público”.

Já para o diretor de Projetos Especiais e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial da Eletrobrás, Aloísio Marcos Vasconcelos Novais, que representou a Eletrobrás, “o aprimoramento de métodos de redução de consumo de eletricidade deve ser pensando como forma de dotar o país de uma energia segura, a preço compatível, e principalmente, dar tranqüilidade à sociedade brasileira quanto ao futuro”.

O superintendente do IEL, Carlos Cavalcante, lembrou que o Instituto e a Eletrobrás desenvolvem projetos de racionalização de energia em alguns estados. “As boas práticas devem ser incorporadas ao projeto nacional”, afirmou Cavalcante.

Rodrigo Turrer