Universitários aprendem a empreender
Cerca de 20 alunos administram a primeira Empresa Júnior, de Guarulhos
Há praticamente dois anos, alunos das Faculdades Integradas Torricelli, com o apoio de alguns professores, criaram a primeira Empresa Júnior legalmente constituída no município. O que seria somente um Centro Acadêmico se transformou na Associação Empresa Torricelli Junior – AETJr, administrada hoje por cerca de 20 alunos dos cursos de administração Hoteleira, de Empresas e Ciências Contábeis, engajados e dispostos a fazê-la crescer com a prestação de serviços para a cidade.
A função principal da AETJr é oferecer serviços de consultoria administrativa, contábil e pedagógica. Mesmo fundada há dois anos, somente a partir de julho de 2003, quando a nova administração assumiu é que a empresa foi regularizada e um novo planejamento começou a ser formatado. “A nossa primeira dificuldade foi saber o que uma Empresa Júnior pode fazer no mercado”, diz a diretora presidente, Érica Gomes, de 20 anos, idade média de todos os administradores. Para descobrir, os alunos visitaram várias universidades de São Paulo que tinham maior experiência no funcionamento desse tipo de associação. O próximo desafio foi adequar as tarefas da empresa com a realidade dos alunos, pois além de estudar a maioria trabalha. “Não dá para administrar durante o horário comercial porque todos exercem outras funções”, reclama a diretora.
Planejamento – Apesar de ainda não terem clientes, Gomes acrescenta que “todos os serviços de consultoria a serem prestados terão o respaldo dos professores”. Mesmo assim, a administração já tem um planejamento para o primeiro semestre de 2004. “O próximo passo será arrecadar verba para criar um folder explicativo sobre os serviços da empresa. Para isso, contamos com a ajuda dos professores e, também, com a realização de pequenas atividades como festas”, explica Érika. Outro desafio será abrir a empresa em horário comercial. Para isso, será necessário contratar uma pessoa para permanecer no atendimento. “Por enquanto ainda não é viável, pois precisamos de verba para pagar o salário e todos os encargos sociais”, reclama a diretora. “O nosso maior objetivo é fazer com que nossa empresa seja conhecida e apareça em Guarulhos”, finaliza Érika.
Primeiro Desafio – No dia 13 de novembro, a empresa fez o seu primeiro evento: uma discussão sobre o mercado de trabalho futuro de Guarulhos. O debate com o tema “A Universidade que queremos – O perfil profissional para o mercado de trabalho guarulhense”, reuniu profissionais ligados à educação e ao mercado de trabalho de Guarulhos no anfiteatro da Faculdade. O objetivo foi mostrar qual é o perfil profissional adequado para atender às necessidades do mercado local.
Participaram do debate o presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, o Deputado Estadual, Sebastião Almeida, o Secretário de Relações do Trabalho de Guarulhos, Samuel Amorin, Dra. Terezinha O. Dantas, Diretora Geral das Faculdades Integradas Torricelli e o coordenador do Procon, Dr. Leonardo Freire Pereira.
Conheça a Associação Empresa Torricelli Junior! Ligue para 208-2430 ou 9938-6203 e saiba mais informações