Notícias

Uma mãe para o comércio

Guarulhos, 13 de abril de 2010

O comércio já iniciou a contagem regressiva para o próximo Dia das Mães. Ao contrário das comemorações de 2009 – realizadas em plena crise financeira internacional e cenário de retração das vendas – a data neste ano será celebrada com o consumo em alta no País, a economia e os empregos recuperados e larga oferta de crédito. Além disso, em junho a bola começa a rolar na Copa do Mundo da África do Sul, o que deve incrementar as vendas de televisores e vídeos em maio.

Portanto, a previsão do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), é de que o comércio deverá registrar aumento de 10% nas vendas no Dia das Mães de 2010 em relação a igual período do ano passado. Será exatamente o oposto registrado na comparação de 2008 com o ano de 2009, que trouxe uma retração de 10% nas vendas. Já entre 2007 e 2008, um ano bom para o comércio, houve aumento de 7% na comercialização de produtos nessa data.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) está também otimista. A entidade prevê aumento de 7% nas vendas de todo o País neste ano, em relação ao consumo registrado em igual período de 2009. É um ótimo percentual para os estabelecimentos comerciais.

O Dia das Mães de 2009 foi um desastre, com queda das vendas em relação a 2008, mas o deste ano será turbinado”, disse Emilio Alfieri, economista da ACSP. Ele destacou que os indicadores apontam para a redução na inadimplência e para o aumento da confiança do consumidor – o que contribui para o cenário mais favorável ao comércio.