Turismo reforçará pauta brasileira
O governo vai incluir o Turismo na pauta da Câmara de Comércio Exterior para que o setor possa receber os benefícios concedidos aos exportadores por meio do Programa de Estímulo às Exportações, administrado pelo Banco do Brasil. O acesso deverá ampliar as possibilidades de financiamento do setor.
Durante lançamento do plano de ações para o Turismo, no Palácio do Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso reafirmou a importância do setor para o país. Segundo ele, o Turismo gera recursos externos em moeda forte, além do emprego, e por isso está no centro da atividade econômica nacional. O presidente destacou ainda que houve épocas em que se imaginava que o desenvolvimento do país dependia apenas de um setor, como a indústria.
A receita com turismo no Brasil dobrou em cinco anos (1995/2000), segundo o ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral. Ele disse que a receita do setor passou de US$ 2 bilhões para US$ 4 bilhões no período. O número de turistas estrangeiros também aumentou de 1,9 milhão em 1995 para 5,3 milhões em 2000.