ACE-Guarulhos

Transporte Expresso Urbano é apresentado

Proposta prevê implantação de corredor de ônibus, ligando a cidade ao Metrô Tucuruvi, em modelo semelhante ao de Bogotá

Integrantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) estiveram em Guarulhos nesta segunda-feira, dia 16, para apresentar o Projeto de Transporte Expresso Urbano (TEU), que consiste na implantação de um corredor operado por ônibus, ligando o bairro do Taboão ao Metrô Tucuruvi. A apresentação ocorreu no Comfort Hotel Guarulhos e contou com a presença do prefeito Elói Pietá, secretários municipais, integrantes de entidades representativas e do setor de transportes da cidade.

Conforme explicou o coordenador do Projeto TEU, Washington Martins, a proposta não é implantar um modelo convencional de corredor para aumentar a velocidade dos ônibus, mas sim um sistema indutor de desenvolvimento e de qualidade de vida para as cidades. Financiado pela Hewlett Foundation (fundação americana que trabalha na promoção de melhorias ambientais), o projeto é semelhante ao exemplo de transporte adotado por Bogotá (Colômbia).

Com combustível limpo, possibilidade de ultrapassagem em todas as paradas e pavimento rígido de concreto, para causar menos atrito entre o pneu e o solo, o Projeto TEU prevê ainda a recuperação urbana em toda a extensão de seu traçado, além de articulação com o sistema de transporte já existente. “O corredor não será um intruso, ele vai ser articulado com os demais modais, como, por exemplo, ciclovias”, destacou Nazareno Afonso, diretor-executivo da ANTP.

Traçado

Nazareno explicou que o traçado ainda será discutido com os parceiros investidores. A proposta inicial de trajeto é o que sai do Taboão, acompanha a marginal Baquirivu até a rodoviária que será implantada no Parque Cecap, seguindo pelas avenidas Evandro Lins e Silva, Tancredo Neves até a região central, onde o corredor irá passar em túnel na travessia da avenida Tiradentes e também na avenida Emílio Ribas e Anel Viário. Ele aflora na Vila Galvão, entra nos limites da Capital, no Jaçanã, e irá até o Metrô Tucuruvi.

O número de estações previstas é 24 e a distância média entre elas é de 703 metros. O comprimento de toda a volta do corredor é de 31.750 metros. De acordo com o projeto, ele vai operar em três sistemas diferentes: o expresso (que pára em poucas estações e cujo percurso completo poderá ser feito em 52 minutos ), o semiexpresso (pára somente em algumas e o trajeto todo poderá ser percorrido em 65 minutos) e o parador (pára em todos os pontos e demora cerca de 90 minutos). A velocidade média da linha como um todo será de 30 quilômetros por hora.

Segundo os representantes da ANTP, as vantagens do Projeto TEU estão na economia de R$ 47 milhões para o transporte de cerca 250 mil passageiros/dia, com geração de 24 mil toneladas a menos de poluentes. Para o prefeito Elói Pietá, essa proposta, junto com a construção dos sete terminais municipais de integração e o Trem Metropolitano, “constitui a gestação da novidade no sistema de transporte da cidade”.

Sair da versão mobile