Notícias

Temporal causa estragos pela cidade

Guarulhos, 27 de fevereiro de 2007

Árvores caíram, telhados foram destruídos e faltou energia elétrica durante 24 horas

A Defesa Civil de Guarulhos registrou a queda de 25 árvores devido à forte chuva, acompanhada de violentas rajadas de vento, que atingiu dez bairros da cidade na tarde deste domingo, 25. A tempestade começou por volta das 15h.

Os locais com o maior número de ocorrências foram Gopoúva e Cabuçu, com três registros cada um, e também vila Galvão, onde 11 árvores caíram. No Jardim Vila Galvão um pinheiro de cerca de 25 metros de altura, desabou sobre o telhado de uma residência na avenida Tomé de Souza. Com o impacto, foi aberto um buraco no telhado da sala. “Quando cheguei em casa estava tudo inundado”, diz a proprietária Maria Gomes.

Por volta das 20h, um ônibus da Transguarulhense ficou ilhado na avenida Jamil João Zarif, Taboão. Crianças foram retiradas do local nos braços dos homens do Corpo de Bombeiros. As demais pessoas saíram com ajuda de uma corda. Segundo a auxiliar de enfermagem Maria Aparecida Rodrigues, o ônibus foi retirado da correnteza, que chegava à altura da cintura, com ajuda de um caminhão que passava pelo local.

A tempestade interrompeu por várias horas o fornecimento de energia elétrica nos bairros atingidos e também nos arredores. Na vila Rosália, a falta de energia em algumas residências chegou a 24h, como aconteceu com o administrador de empresas Evaldo Stanczyk. “Já fiz várias chamadas à companhia de energia, mas não fui atendido”, reclama.

Segundo o Corpo de Bombeiros a maioria das chamadas foi em relação a quedas de árvores e destelhamentos. Não houve feridos graves nem vítimas fatais. A Bandeirante Energia informou que 57 mil estabelecimentos ficaram sem energia durante a chuva e que os principais circuitos de distribuição foram restabelecidos até as 17h do domingo. Na tarde desta segunda-feira, 26, havia 20 equipes nas ruas para reparar danos em pontos isolados.