Notícias

Tempo frio aquece vendas no comércio

Guarulhos, 11 de julho de 2003

arteA temperatura caiu após o feriado de 9 de julho e os institutos de meteorologia indicam tempo frio até o final de semana em São Paulo. A notícia animou alguns varejistas confiantes que, mesmo por um período curto, a mudança climática pode fazer com que os consumidores se entusiasmem e adquiram peças da coleção de inverno, muitas já com preços de liquidação nas vitrines.

As vendas no varejo registraram queda de 30% em maio e junho em relação ao mesmo período do ano passado. Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, Shlomo Shoel, o frio ajuda até mesmo o lojista que já está liqüidando suas coleções de inverno e colocando nas vitrines as peças de primavera e verão. “O frio ajuda nas vendas porque o consumidor se anima e adquire produtos mais atualizados”, explica.

Marcel Solimeo, diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo, acredita que as previsões de frio ajudam num momento desfavorável da economia. “Apesar de chegar um pouco tarde, o frio ajuda o comércio de roupas”, diz.

Para ele, o varejista precisa girar seus produtos. Diante das altas temperaturas registradas nos meses de junho e julho nos anos anteriores, o varejo já aprendeu a diminuir a oferta dos produtos de inverno.

Carlos Ferreira, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), opina que a queda na temperatura é uma boa oportunidade para que o varejo consiga vender suas coleções, com uma estratégia diferenciada para estas peças, já que grande parte dos lojistas começa a investir na coleção primavera/verão.

Paula Cunha