ACE-Guarulhos

Telefonar já está mais caro

As tarifas de telefonia fixa ficarão em média 8,07% mais caras a partir de hoje (26). O reajuste, anual, foi autorizado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O aumento médio será maior para assinantes residenciais do que para não residenciais. No primeiro caso, será de 8,86%, e para usuários não residenciais o reajuste médio é de 7,19%. A explicação é o peso maior que a assinatura tem na cesta de serviços dos usuários residenciais. O item assinatura foi o que teve maior reajuste em comparação com os demais.

O índice de 8,07% é resultado de reajuste médio de 8,3% no serviço de telefonia local, 5,02% nas tarifas de interurbanos nacionais e redução de 7,01% nas tarifas de longa distância internacional.

Para definir o reajuste, a Anatel considerou a inflação medida pelo IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas, entre junho de 2001 e maio de 2002. O percentual ficou em 9,4%.

As operadoras vinham manifestando que haviam solicitado à Anatel aumentos de até 19%, percentual aceito pela legislação em vigor, que permite variações de até 9 pontos percentuais acima da inflação do período.

Sair da versão mobile