Taxa de desemprego sobe para 6,8% em janeiro
A taxa média de desemprego aberto subiu para 6,8% em janeiro deste ano, segundo informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Em dezembro, a taxa foi de 5,6%. O índice de janeiro de 2001 foi de 5,7%.
A taxa dessazonalizada apresentou variação de 6,7% em janeiro ante os 7% registrados em dezembro, e os 5,7% verificados em janeiro do ano passado.
Segundo o IBGE, o crescimento do indicador em janeiro ante dezembro resultou do aumento sazonal do número de pessoas procurando trabalho temporário no final do ano. No período, houve queda expressiva do número de pessoas trabalhando no comércio (desemprego passou de 5,8% para 8,1%) – setor que normalmente gera postos de trabalho nos últimos meses do ano. Houve também queda significativa no número de trabalhadores da construção civil (desemprego passou de 6,5% para 8,9%).
Em relação às regiões metropolitanas a taxa de desemprego aberto aumentou significativamente em cinco das seis regiões pesquisadas.
Alessandra Saraiva