Títulos sem regularização deverão ser cancelados
Os eleitores que deixaram de votar em três eleições consecutivas e não regularizarem a situação junto ao cartório eleitoral até o dia 8 de maio podem ter o título cancelado. As listas com os nomes e inscrições dos eleitores em falta com os pleitos estão afixadas nos seis cartórios eleitorais da cidade, correspondentes às zonas eleitorais 176ª, 278ª, 279ª, 393ª, 394ª e 395ª.
São quase 15 mil eleitores com pendência de regularização em Guarulhos. Além das listas afixadas nos cartórios, os juízes eleitorais publicaram editais nos veículos de comunicação e encaminharam ofícios aos partidos políticos.
A regularização exige um custo de R$ 1,60 para quem recorrer à mesma zona eleitoral do título e R$ 3,51 se for em qualquer outra zona da cidade. O valor é cobrado para cada pleito em débito. Além da taxa, o eleitor deve apresentar o Documento de Identidade e xerox. Se for mulher é necessária a apresentação da certidão de casamento e xerox. Para homens com idade entre 18 e 45 anos, o cartório exige a Reservista. O comprovante de residência também é exigido.
A chefe do Cartório da 394ª Zona Eleitoral, Edileuza Carvalho Santos, localizado em Cumbica e que abrange os bairros São João, Bonsucesso e Presidente Dutra, informa que se ocorrer o cancelamento o eleitor terá dificuldade para regularizar. “Existem outros problemas relacionados ao cancelamento do título, como o recadastramento do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Se o título estiver cancelado, a pessoa não consegue requerer o CPF e, conseqüentemente, se prestar concurso público ou tirar passaporte pode enfrentar problemas”, afirmou Edileuza.
Sueli Elias, responsável pelo cartório da 395ª Zona Eleitoral, que abrange a região de Pimentas, Cumbica e Aracília, informou que esta é uma época tranqüila nos cartórios e recomenda que o eleitor não deixe para última hora. “Neste Cartório estão cadastrados 108 mil eleitores; aproximadamente 7 mil estão na lista de ausência de pleitos. É importante não deixar para última hora a fim de evitar tumulto”.
Segundo Sueli, sessenta por cento dos eleitores deste cartório são da região do Pimentas, e quarenta por cento pertencem a Cumbica. A regularização deverá ser feita o quanto antes. Segundo os responsáveis pelos cartórios, não haverá prorrogação dos prazos.
Lourdes Dias