Sustentabilidade para garantir o futuro
Sustentabilidade e comunicação direta com os consumidores por meio das redes sociais são condições fundamentais para garantia do futuro das empresas de varejo. Essa foi a tônica do último painel realizado na segunda-feira, 28 de fevereiro, durante o Pós National Retail Federation (NRF) – Retail’s Big Show. O debate foi promovido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em conjunto com a empresa Boa Vista Serviços para trazer um pouco da experiência vivida durante a convenção anual do varejo, ocorrida em janeiro deste ano em Nova York.
As discussões foram abertas pela diretora da Camicado, Renata Yuri, executiva que esteve na convenção americana. “Nós adotamos práticas de sustentabilidade na rede, mas não como algo que somos obrigados a fazer dentro de uma tendência mundial, e sim como cuidado com o meio ambiente”, disse Renata, confirmando a relevância do tema também para o comércio brasileiro.
Segundo a executiva, os debates em Nova York revelaram que as redes sociais vieram para ficar. E essa realidade serve também para o Brasil. “A comunicação por meio das redes sociais é um processo que não tem volta”, disse ela, ressaltando que esses canais trazem benefícios para os negócios, como a comunicação direta de uma empresa com seu público, mas igualmente perigos. “Algo errado pode se espalhar rapidamente na internet. Por isso, é preciso ter uma equipe para trabalhar apenas as redes sociais”, acrescentou ela.