ACE-Guarulhos

SPB força mudanças nas empresas

As empresas brasileiras devem buscar uma integração eletrônica com os bancos como primeiro passo para se adequarem às novas regras do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), segundo a diretora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Clarice Messer, em palestra realizada hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Ela apresentou o resultado de pesquisas realizadas com o setor industrial sobre o novo sistema, que entra em vigor na próxima semana.

Segundo a pesquisa, entre as principais ações que as empresas estão implementando para se adequar ao SPB estão a integração das empresas com os bancos por meio eletrônico (51%); a integração entre os processos de gestão financeira das empresas com os bancos (17%) e a modificação dos processos de pagamentos e recebimentos (15%).

A representante da FIESP alertou sobre a irreversibilidade dos pagamentos no novo sistema, o que aumenta a responsabilidade sobre o seu processamento. Ela afirmou que o “descasamento” entre pagamentos e recebimentos para valores acima de R$ 5 mil acaba gerando custos para as empresas que terão que investir mais em adaptação tecnológica, revisão de processos internos e treinamento de pessoal.

Sair da versão mobile