O estado de São Paulo ganhará 25 novos shopping centers nos próximos dois anos. Essa é a previsão de empreendimentos já em andamento e em projeto divulgada no censo da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). Se os números se confirmarem, serão pelo menos 36 mil novos postos de trabalho. Hoje, o setor tem 195 centros no Estado e emprega 250,3 mil pessoas.
No resto do país, a expectativa é de 52 novos shoppings e outros 85 mil empregos até 2004. Depois do Sudeste, líder em empreendimentos, o Sul do país se destaca como região predileta dos investidores, com 11 novos empreendimentos. O investimento total será de R$ 4,9 bilhões em novos negócios.
Além dos novos prédios, os paulistanos podem se preparar para novidades nos tradicionais shoppings da cidades. Nabil Sahyon, presidente da Alshop, afirmou que recente sondagem com empresários do setor detectou que 40% deles pretendem reformar ou expandir suas atuais estruturas. “Daqui para frente, a tendência é shoppings cada vez mais modernos e adequados às necessidades de seus clientes. A concorrência é muito grande e ganha quem sai na frente”, afirmou o presidente da Alshop.
Com relação a faturamento, a expectativa para 2003 é de crescimento de 6%, 2% a mais do que o setor registrou no ano passado. Daqui a dois meses, os shoppings vão concluir projeto de cooperação com o Governo federal no programa Fome Zero. A entidade não adianta os detalhes. Uma idéia é colocar as suas áreas como postos arrecadadores de alimentos.
Paula Alface