Notícias

SP aprova projeto que devolve imposto ao cidadão

Guarulhos, 09 de agosto de 2007

Os deputados estaduais paulistas aprovaram projeto do governador José Serra (PSDB) que devolve ao bolso do consumidor (pessoa física ou jurídica) até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelo estabelecimento comercial em que ele fez a compra. O objetivo é combater a sonegação e diminuir a carga tributária

Segundo o secretário-adjunto da Fazenda George Tormin, a lei denominada Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal no Estado de São Paulo pode render aos cofres públicos de R$ 4 a R$ 13 bilhões. Para ganhar os créditos, o consumidor deve exigir do comerciante o cupom, a nota fiscal tradicional ou a eletrônica e informar o número de seu CPF ou CNPJ.

A empresa deverá entregar ao cliente o cupom ou emitir a nota fiscal eletrônica diretamente no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O consumidor escolherá a forma de receber os créditos: em depósito na conta corrente, para abater o valor da fatura do cartão de crédito, pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – somente na cota-parte do estado – ou até transferir o valor dos créditos para terceiros.

A lei foi criticada por deputados de oposição – PT e PSol votaram contra – e por representantes do setor de supermercados. No entendimento deles, o pequeno comércio vai perder clientes para as grandes redes porque vende basicamente produtos da cesta básica, que têm isenção de ICMS, e não dispõe de recursos para comprar o equipamento eletrônico para fazer a operação.