Notícias

Sistema Produtor de Água Cabuçu é inaugurado em Guarulhos

Guarulhos, 01 de dezembro de 2004

Na ocasião também será aberto para visitação pública o Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira

A Prefeitura de Guarulhos e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município inauguram na próxima terça-feira, dia 7 de dezembro, o Sistema Produtor de Água Cabuçu – obra fundamental para a complementação do abastecimento. Na ocasião, também, será aberto para visitação pública o Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira. A solenidade de inauguração – marcada para as 16h30, na Estrada do Cabuçu, 2.691, no Cabuçu – contará com as presenças do prefeito Elói Pietá e do superintendente do Saae, João Roberto Rocha Moraes.

Com toda a sua capacidade, o sistema produtor – que opera parcialmente desde 2003, beneficiando 67 mil habitantes – aumentará o volume de água em 300 litros por segundo. O benefício será sentido por cerca de 100 mil habitantes das regiões do Parque Continental, Cabuçu e Recreio São Jorge. Compõem o sistema a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cabuçu e duas adutoras, uma que leva água até o reservatório do Parque Continental e outra que conduz a água até os dois centros de reservação que foram construídos na Rua Cizaneia.

O pacote de obras incluiu, ainda, a revitalização do Núcleo Cabuçu. Num trabalho conjunto entre o Saae, a Prefeitura de Guarulhos e o Instituto Florestal (IF), o parque foi beneficiado com a infra-estrutura necessária para visitação pública.

Foram construídos um centro de visitação com um auditório para cem lugares, duas casas para guarda-parque, um estacionamento para 40 veículos e dois ônibus, a sede administrativa, uma guarita na entrada e banheiros para uso público. Além disso, foi feito o calçamento das vias internas do parque. Aproximadamente R$ 11 milhões foram investidos nas obras do Sistema Produtor de Água e de revitalização do Núcleo Cabuçu do Parque Estadual da Cantareira.