O Shopping Internacional de Guarulhos, que está há três anos no mercado da Região Metropolitana de São Paulo, vem ampliando sua atuação no varejo local investindo em serviços, como a instalação de uma sala exclusiva para executivos e transporte gratuito para o aeroporto, entre outros. “Ações como estas que foram iniciadas no ano passado e se estendem em 2002, geraram em 2001 um crescimento nas vendas na ordem de 15% em comparação com 2000”, afirma a diretora de marketing Márcia Zugliani. “Para este ano, as perspectivas são de um aumento de 12% nas vendas”, diz.
Segundo ela, a idéia do centro de compras é abraçar o mercado em potencial da região, que engloba as cidades de Arujá, Atibaia, Mariporã, Suzano, Poá e Guarulhos. Juntas, elas consomem R$ 4 milhões por ano. “Fora isso, também atendemos à população flutuante, que circula diariamente no Aeroporto de Guarulhos”, comenta.
O centro de compras é considerado o maior da região metropolitana com sua área bruta locável (espaço destinado a instalação de lojas) de 70,4 mil metros quadrados, abrigando 320 lojas. Sua reestruturação inclui também a abertura de 3 a 6 lojas por mês. “Nossa meta é ter índice de vacância zero”, afirma Márcia. Somente neste mês o shopping recebeu um Balcão de Informações Turísticas, dois restaurantes e um estacionamento Vip, uma das táticas para atrair passageiros do Aeroporto Internacional de Cumbica.
“A idéia é que o consumidor que utiliza o aeroporto freqüentemente pare seu carro no estacionamento por R$ 5,50 a hora, realize compras e depois retorne ao aeroporto com transporte gratuito”, ressalta. Com essa iniciativa, o centro de compras conseguiu neste mês um público de 1,6 milhão, equivalente a um aumento de 14% se comparado ao mesmo período do ano passado. Outro serviço do shopping que vem atraindo mais clientes é um parque de diversões com iluminação natural.
Daniela Nogueira