ACE-Guarulhos

Setor de serviços tem maior expansão

A Pecompe – Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo -, realizada pelo Sebrae-SP em parceria com a Fundação Seade, mostrou um crescimento de 6,3% no faturamento nominal de janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O setor que registrou maior expansão foi o de serviços, com alta de 10,4%. Na indústria o crescimento foi de 7% e no comércio de 4,9%.

Os aumentos nominais podem indicar uma recuperação modesta, mas a recuperação mais efetiva depende da evolução favorável do quadro econômico internacional. Para que essa real recuperação aconteça, o Sebrae-SP vai levar aos congressistas a questão das micro e pequenas empresas nas reformas estruturais – tributária, previdenciária e trabalhista -, além de investir na eficiência da gestão destas empresas e mostrar as oportunidades de exportação.

Na comparação com dezembro de 2002, o faturamento nominal das empresas de pequeno porte registrou queda de 8,3%, retração que pode ser explicada pela sazonalidade do período, já que em dezembro as vendas do comércio são beneficiadas pelo Natal e janeiro é um mês de férias coletivas na indústria.

O índice que mede pessoal ocupado também registrou queda em janeiro frente a dezembro do ano passado. A retração de 0,9% foi influenciada principalmente pelo comércio, que dispensa funcionários temporários contratados no final do ano. Na comparação com janeiro de 2002, a queda foi de 7,3%, resultado da atividade econômica ainda retraída em função de juros e da perda do poder de compra dos trabalhadores.

Sair da versão mobile