As medidas de apoio ao pequeno e médio empresário continuam. A iniciativa, agora, é um telefone para ajudar às empresas exportadoras. O serviço foi apresentado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luiz Fernando Furlan, na palestra de abertura do 24º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex).
Serviço trará respostas rápidas
Os pequenos e médios empresários que querem entrar ou já estejam entrando no setor de exportações, e tenham dúvidas sobre o comércio exterior brasileiro, procedimentos, legislação e barreiras internacionais, podem ligar para o telefone 0800 9782 332. As dúvidas serão respondidas em, no máximo, três dias.
O empresário que usar o serviço será atendido por uma pessoa que registrará a dúvida e tentará respondê-la na mesma hora. Caso a pergunta não possa ser esclarecida pelo atendente, será encaminhada para os técnicos da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC.
A administração do serviço será feita em parceria entre o Ministério e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A idéia do Governo é incentivar a exportação e ampliar o número de empresas exportadoras dos atuais 20 mil para 30 mil. Atualmente, serviço similar é prestado na internet, por meio do Portal do Exportador.
Importância da qualidade
No lançamento do serviço, Furlan relembrou a importância de estar atento à qualidade dos produtos. “Quem é exportador, já de muito tempo, sabe que respeitar os contratos, chova ou faça sol, levando um produto de boa qualidade, é essencial”, disse o ministro. Por isso, é importante prezar pela qualidade do produto antes de pensar em exportar.
Rodrigo Turrer