ACE-Guarulhos

Seminário para secretárias reúne mais de 100 profissionais

Ser executivo é condição implícita do cargo de secretário”. Esta foi uma das primeiras afirmações da palestrante Valdessara Bertolino, que discursou para mais de 100 profissionais durante o XIV Seminário para Secretárias 2002 – Secretária Empreendedora, promovido no último dia 19 pelo Senac. A palestrante afirmou também que o mercado está muito volátil, a competitividade está acirrada e as empresas precisam estar sempre inovando para crescer.

Segundo a palestrante, que é formada em Secretariado Executivo e Advocacia, Doutorada em Ciências Sociais, Mestre da Educação, a secretária precisa ter espírito empreendedor e buscar, além do seu crescimento, também o da empresa. “Se a empresa crescer, cresceremos junto”, declarou. Ela apresentou ainda o novo perfil profissional da carreira de secretária e o seu gerenciamento. “A meta do profissional em secretariado é manter-se no mercado, aumentar oportunidades, pois enquanto existirem organizações e negócios, existirá o profissional em secretariado”, declarou.

Na opinião de Valdessara, que além de lecionar Secretariado na Uninove é conhecida como “Advogada do Trem”, pois auxilia pessoas no caminho que percorre de trem de Mogi das Cruzes até São Paulo, o cenário mundial exige profissionais mais qualificados, inclusive em qualidades pessoais, entre elas: o bom relacionamento, espírito empreendedor, liderança, criatividade, disciplina, organização e ética.

Para ela, o emprego é uma realidade com os dias contados. “A carteira assinada, FGTS, PIS entre outras contribuições pagas pelas empresas, estão com os dias contados, mas o trabalho não vai acabar e para isso precisamos trabalhar para contribuir com a sociedade”, disse. Valdessara Bertolino, para ilustrar sua afirmação, citou como exemplo grandes empresas, que no passado agregavam mais de 5 mil funcionários, mas que tiveram de reduzir custos com funcionários para poderem sobreviver no mercado.

Para a palestrante, antes de se tornarem profissionais, as pessoas precisam se conscientizar do “eu” profissional e para isso investir na carreira, principalmente no domínio de outras línguas. “Se o profissional já fala o português e o inglês, é necessário tentar aprender o espanhol ou outro idioma, porque com a crise em outros países a tendência é que todos se voltem para o Brasil, que tem um vasto campo para ser investido”, observou.

Clique aqui para obter o artigo

Dinamismo

As diversas profissionais da área, que estiveram presentes no Hotel Mercure, acharam que o assunto abordado pela palestrante possuía temas atuais. É o caso de Jussara Rodrigues, da Dry Port. “A palestrante é dinâmica e apresentou assuntos atuais. É a nossa realidade, quem não tentar se qualificar ficará mesmo sem trabalho”, alegou. Já Márcia Sampaio e Sandra Regina Romano, do Saae, disseram que a palestra estava descontraída e que Valdessara passou a mensagem com muito otimismo e dinamismo, valorizando a profissão.

O evento, que foi patrocinado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos, é tradicional em São Paulo. Em Guarulhos ele é realizado há 14 anos. O XIV Seminário para secretárias 2002 foi coordenado por Áurea Cristina Guimarães, do Senac-Guarulhos. Logo após o seminário, as participantes assistiram a uma palestra com uma Contadora de Histórias, que emocionou os participantes. Ocorreram também apresentação de danças, sorteio de brindes e almoço de confraternização, com a presença de trovadores.

Sair da versão mobile