O governo Lula vê que a inclusão social é uma das maneiras de melhorar a qualidade de vida no país. Uma dessas formas é a famosa, e muito discutida, cota universitária para negros. Que pretende a curto prazo, trazer mais possibilidades para todos os cidadãos que integram a Federação, porém está decisão foi considerada por muitos como uma forma de discriminação racial. Apesar da discussão sobre este tema a resolução entrou em vigor e deve ser respeitada pelas universidades brasileiras.
Pensando na integração da sociedade a Resolução n.º11, de novembro de 2003, vêm premiar as cidades que apostam em políticas públicas que incluam socialmente os cidadãos dos municípios e estados.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano e Interior organiza, anualmente, o concurso por meio de Edital e regulamento específico, observando o caráter de ampla divulgação do evento.
Foi a deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, que lançou, dentro da programação da 5ª Conferência das Cidades, o selo “Cidade-Cidadã”.