Praticamente um a cada quatro vereadores guarulhenses concorrerá a algum cargo nas eleições deste ano. Dos parlamentares que pretendem alçar voos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, a maioria garante ter apoio também em cidades do Interior de São Paulo que podem trazer, junto com os votos locais, uma ascensão na carreira política dos eleitos.
Veja, a seguir, quem são os 6 vereadores que disputarão os quase 790 mil votos guarulhenses no dia 4 de outubro.
Alan Neto (PSC)
Atual presidente da Câmara Municipal, Neto ficou como primeiro suplente do PSC na Assembleia Legislativa nas eleições de 2006. Neste ano será candidato novamente a deputado estadual e estima ter a preferência de 36% do eleitorado local. Há pouco mais de três meses de encarar as urnas, ele espera ser eleito facilmente. Na opinião dele, a vitória na eleição para a Presidência do Legislativo, no final de 2008, foi muito mais difícil do que o pleito atual.
Neto correu o risco de ficar sem legenda recentemente por decisão da Executiva Nacional do PSC. A alegação é que numa entrevista ele teria dito que não teria partido, já que o partido dele é Guarulhos. Superada a divergência, Neto quer ser deputado estadual no próximo ano e concorrer a prefeito em 2012. Ele ficou em 13º no ranking dos vereadores guarulhenses do Guarulhos Hoje em 2009.
Alencar Santana (PT)
Candidato do prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), Alencar terá apoio do diretório municipal do partido e da máquina administrativa para conseguir vaga como deputado estadual. É vereador de segundo mandato e ficou por 15 meses como secretário de governo de Almeida. Já foi líder do Governo no Legislativo Municipal.
Alencar teve que superar a concorrência com o vereador Zé Luiz (PT) que também queria legenda. Com o apoio dos petistas e de boa parte da base governista local, quer ultrapassar 70 mil votos em Guarulhos. “Tem que ter compromisso e respeito em desenvolver política. É uma eleição como a de vereador, só muda o raio de abrangência”, explica. Ele não participou do ranking dos vereadores do GH por estar afastado do Legislativo em 2009.
Gileno (PSL)
Terceiro vereador mais votado em 2008 e em segundo mandato na Câmara Municipal, Gileno disputa vaga na Assembleia Legislativa. Por estar em um partido pequeno, Gileno entende que há chances de se eleito já que o corte de votos não deve ser tão grande como nas demais siglas. “Não sei a meta que teremos para gastar, mas esperamos conseguir 35 mil votos”, palpita ele que ficou em 11º no ranking dos vereadores do GH em 2009.
Índio de Cumbica (DEM)
Uma das surpresas nas eleições de 2008, Índio de Cumbica – que ainda está no primeiro mandato na Câmara Municipal – acredita que pode ser eleito como deputado estadual. Tendo o apoio de Jorge Tadeu (DEM) que concorre a federal, ele acredita que pode surpreender novamente. “Faço trabalho social em todas as regiões de Guarulhos e tenho apoio em outras cidades”, diz Índio. Ficou em 7º no ranking dos vereadores do GH em 2009.
Luiza Cordeiro (PC do B)
Como o mote de ser uma grande defensora das questões ambientais, Luiza Cordeiro garante que pode conseguir votos de eleitores conscientes na busca de assento na Assembleia Legislativa. Ela concorre pela segunda vez a deputado estadual – a primeira foi há 24 anos, mas afirma que na época que só disputou para ajudar a fortalecer o PC do B. “Quero levar propostas a nível de Estado que não englobam apenas Guarulhos, como no caso da educação, por exemplo”, sugere a vereadora que está no terceiro mandato. Ele ficou em 17º no ranking dos vereadores do GH em 2009.
Unaldo Santos (PSB)
Vereador de segundo mandato e presidente municipal do PSB, Unaldo Santos é o único do grupo que tentará vaga a deputado federal. Apesar da dificuldade em ser eleito, principalmente por um partido com pouca expressão em Guarulhos, ele entende que é possível eleger quatro federais na cidade. “Eu acredito no meu trabalho e a possibilidade é maior para deputado do que para vereador que em cada esquina aparece um candidato”, afirma. Ficou em 24º no ranking dos vereadores do GH em 2009.
Correndo por fora – Eduardo Kamei (PSDB) e Toninho Magalhães Filho (PTC) também têm chances de tentar vaga a deputado estadual. Kamei analisa se vale entrar na disputa, principalmente pela possibilidade o coronel Ernesto Costa se filiar ao PSDB às pressas para dobrar com Carlos Roberto (PSDB), presidente municipal do partido. Já Toninho estava, ontem, resolvendo no partido os últimos detalhes para se garantir no pleito.