ACE-Guarulhos

Secretaria de Saúde empossa 840 conselheiros gestores

Com a missão de acompanhar, fiscalizar e contribuir para a apresentação de idéias e sugestões para melhorar o serviço prestado pela rede municipal de Saúde, 840 conselheiros gestores tomarão posse na próxima terça-feira, dia 22. Presidida pelo prefeito Elói Pietá e pelo secretário de Saúde, Paulo Capucci, a solenidade será realizada às 16 horas, no Centro Municipal de Educação Adamastor (Macedo).

Dos 840 conselheiros que terão a função de acompanhar de perto o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS), 650 foram eleitos pela comunidade, sendo que 414 deles são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais são trabalhadores da área e gestores indicados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além de fiscalizar e ajudar a construir a política do setor, os eleitos também funcionam como uma ponte entre a comunidade e o poder público.

Já as eleições para compor os conselhos gestores dos hospitais, ambulatórios de especialidades e policlínicas (antigos pronto-atendimentos) deverão ser concluídas até o final de fevereiro.  O mandato dos novos conselheiros é válido para o biênio 2008/2009.

Eleições – Realizadas no mês passado, as eleições na comunidade para a escolha dos novos conselheiros das UBS contaram com a participação de um total de 4.405 pessoas, entre usuários do SUS e trabalhadores da área de saúde. O número representa um crescimento de 60% na quantidade de populares interessados em indicar representantes para acompanhar de perto a política pública de saúde do município.

Para participar da escolha dos conselheiros gestores das unidades que ainda não indicaram os seus representantes, ou obter informações sobre o trabalho dos conselhos, os interessados devem procurar o serviço de saúde mais perto de sua residência.

Sair da versão mobile