Secretaria da Saúde responde questionamento da ACE
Após 30 dias do envio de um ofício requisitando informações sobre o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), motivado por diversas reclamações recebidas por meio de um canal voltado para seus associados em seu endereço eletrônico – www.aceguarulhos.com.br – a ACE-Guarulhos recebeu um documento assinado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Chnaiderman, com as respostas às perguntas da entidade.
No ofício enviado à Secretaria de Saúde, assinado pelo presidente Wilson Lourenço, a Associação Comercial questionou sobre a quantidade de viaturas do SAMU; tempo médio previsto para o atendimento das solicitações e o detalhamento das ocorrências atendidas.
A Secretaria da Saúde respondeu que a cidade possui, hoje, nove viaturas de suporte básico de vida e outras três viaturas de suporte avançado de vida. O documento explica que o SAMU atende urgências clínicas (hipertensão, diabetes, convulsões, suspeitas de enfartos etc), traumáticas (quedas, acidentes automobilísticos etc), obstétricas (hemorragias e trabalhos de parto que coloquem em risco a vida da mãe ou da criança) e psiquiátricas (alteração de comportamento por alcoolismo, drogas, doenças psiquiátricas etc).
O secretário de saúde esclareceu, também, que de acordo com a portaria 2048 do Ministério da Saúde, a decisão para o tipo de ambulância a ser utilizada é feita pelo médico regulador, após conversa com o solicitante. Quanto ao tempo de atendimento, foi dito que o tempo de resposta depende da gravidade do caso, podendo ser de 8 a 40 minutos, ou até mais.
A ACE-Guarulhos reitera o compromisso de ser um elo entre o poder público e a sociedade. Para isto, vale ressaltar que a entidade disponibiliza através de seu site o canal “Opine e Reclame”, para que seus associados e a população de Guarulhos o utilizem como uma ferramenta em defesa da prestação do serviço público.