Notícias

Sebrae realiza intercâmbio com entidades de acesso a crédito

Guarulhos, 31 de maio de 2012

Estimular o desenvolvimento de redes de instituições de microfinanças significa apoiar, principalmente, empreendedores individuais (EI) e microempresas. Nessa perspectiva, o Sebrae troca informações e experiências com as entidades que implementam o Programa de Fortalecimento de Redes de Microfinanças, patrocinado pela Citi Foundation (Fundação Citi), com parceria da organização norte-americana Seep Networks (Redes Seep).

As ações serão realizadas em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred) e a Associação Brasileira de Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte (ABSCM). A iniciativa deve fortalecer as duas entidades para atuar em redes e estimular a melhoria da sua capacidade administrativa e de empreendedorismo corporativo.

“O Sebrae tem contribuído com o grupo, a partir de seu portfólio de soluções voltadas ao aprimoramento da gestão”, diz o diretor-técnico da instituição, Carlos Alberto dos Santos. O programa foi lançado no dia 21 de maio, em São Paulo, com apresentações temáticas e realização de mesa-redonda com diversas instituições ligadas ao microcrédito e suporte empresarial. “O acesso efetivo a crédito pelos pequenos negócios ainda é um grande desafio a ser superado”, assinalou Carlos Alberto.

Com duração de três anos, o Programa de Fortalecimento tem como principal objetivo melhorar a eficácia das duas associações e promover a inclusão financeira dos pequenos negócios. Com orçamento de US$ 1 milhão, dentre as medidas a serem adotadas destacam-se apoio técnico à prestação dos serviços, produção de diagnóstico e intercâmbio de conhecimento e de melhores práticas com entidades da América Latina.

“Enfatizamos a importância das redes de microfinanças para sensibilizar seus clientes sobre a formalização e a melhoria da gestão”, relata o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim. “Indicamos aos empresários que busquem acesso ao crédito junto a essas entidades e elas recomendam nossos produtos e serviços”, complementa.