ACE-Guarulhos

Sebrae promove inclusão digital nas MPEs

Será lançado nesta sexta (20), em Brasília, um edital público para a instalação de 81 Telecentros de Informação e Negócios e Escolas de Informática e Cidadania no país. O projeto é uma parceria do Sebrae, do Comitê para Democratização da Informática (CDI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

O programa quer possibilitar a alfabetização digital de micro e pequenas empresas – formais e informais – e de potenciais empreendedores.

– No mundo dos negócios, é cada vez mais fundamental saber usar um computador, saber prospectar negócios pela internet. Hoje, eles podem ser fechados através de uma simples troca de e-mail – diz José Octávio Knaack Jr, gerente da unidade de orientação empresarial do Sebrae Nacional.

Serão investidos no projeto R$ 3,8 milhões. A idéia inicial surgiu no Comitê Temático de Informação, do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que ocorreu no MDIC.

Entre as carências identificadas, estavam a falta de orientação para o empresário buscar informações e serviços no meio eletrônico e de recursos em agências e fundos públicos para o processo de inclusão digital das empresas.

– O programa dos telecentros apóia-se em um tripé: combate à exclusão digital, estímulo do empreendedorismo e potencialização e desenvolvimento de negócios já existentes – explica Knaack.

Sair da versão mobile