As pequenas, médias e microempresas podem reduzir o seu consumo de energia em cerca de R$ 5,7 bilhões, apenas com medidas de economia e eficiência energética. Segundo dados do Sebrae, a energia total que poderia ser economizada seria suficiente para abastecer 30 cidades de médio porte, com cerca de 500 mil habitantes.
Essa redução de consumo é o principal objetivo do Projeto Energia Brasil, desenvolvido pela entidade em conjunto com o governo federal.
Segundo o consultor do Sebrae Carlos Beni, o uso racional da energia pode reduzir o consumo em até 30% em algumas empresas.
“O projeto é um não ao desperdício”, diz Beni, responsável pelos cursos do programa. “É bom para o país e para as empresas como um todo. Uma padaria, por exemplo, pode reduzir significativamente o que sua conta de luz representa no lucro final do negócio.”
O projeto conta com equipes de consultores e sessões de treinamento gratuito, que são realizados diariamente, em diversos locais e cidades do Estado de São Paulo até o final de abril.
A inscrição gratuita pode ser feita pelo telefone (11)3078-8244, sem limite de pessoas por empresa.
Eduardo Cuolo