Notícias

SCPC vai facilitar a aprovação de crédito imobiliário

Guarulhos, 21 de fevereiro de 2008

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi palco, ontem, do lançamento do SCPC Crédito Imobiliário, um produto da família SCPC Soluções, desenvolvido especialmente para tornar mais ágil a consulta de informações de candidatos a crédito imobiliário.

Segundo Paulo Ronaldo Capoletti, gerente da unidade de Negócios de Pessoa Física da ACSP, o produto reúne informações cadastrais, dados comportamentais de crédito, probabilidade de inadimplência e sobre a capacidade de quitar dívidas e uma novidade: a propriedade de veículos – informação opcional disponível apenas nesse produto.

“Até então, para conferir as informações a respeito de um candidato a crédito imobiliário, o banco ou construtora precisava realizar várias vezes o mesmo procedimento de acessar o serviço do SCPC para cada item. Agora, em uma única busca, ele tem o perfil completo”, explicou Capoletti. O resultado, segundo Rodrigo Thedim, gerente de Produtos de Pessoa Física do SCPC, é que o tempo para reunir as informações do consumidor caiu de 30 minutos, em média, para três segundos.

Desburocratizar – A exemplo do que ocorre em vários setores da economia, a burocracia também é a vilã na concessão de crédito imobiliário, que no ano passado alcançou 195,9 mil unidades, uma expansão de 72% em comparação com 2006. “O consumidor leva duas horas para financiar um carro e sair da loja dirigindo. Na compra da casa própria, a burocracia leva até 60 dias”, disse Osvaldo Corrêa Fonseca, diretor-geral da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em palestra sobre o mercado, durante o Seminário Foco SCPC/Circuito de Negócios, realizado também na ACSP, durante o qual foi distribuído o jogo banco imobiliário como brinde.

Embora não seja possível dizer em quanto tempo o SCPC Crédito Imobiliário poderá diminuir esse prazo, Capoletti não tem dúvidas de que ele trará agilidade na aprovação do financiamento habitacional, ao mesmo tempo em que aumentará a segurança na análise, já que as informações sobre o perfil de pagador estarão integradas no processo.