Uma das grandes preocupações dos lojistas hoje é manter-se longe dos fraudadores. As armadilhas se multiplicam e, cada vez mais, os fraudadores se sofisticam.
Pior: não dá para acabar com 100% dos golpes, mas há meios de evitar a maior parte deles, como informa Rodrigo de Pierro – O simples fato de se prestar bastante atenção durante as transações comerciais já conta muito a favor do lojista. Pode-se reduzir – e muito – o grau de vulnerabilidade dos estabelecimentos, observando bem tudo o que acontece ao seu redor.
Para barrar ao máximo a ação dos golpistas, siga as orientações de Pierro:
- não aceite cheque ou cartão de terceiros;
- solicite sempre o documento do comprador, quando houver pagamento com cheque ou cartão de crédito;
- peça que escreva telefone e endereço no cheque ou verifique se a assinatura confere com a do cartão de crédito;
- se possível, confronte os dados com os da conta corrente do consumidor com os de seu cartão bancário;
- não aceite cheques previamente assinados;
- no caso de cartão de crédito, observe se a coloração e dados impressos estão normais;
- observe se a perfuração da foto do RG do comprador está alinhada com a perfuração do papel, como deve ocorrer em documentos sem fraude;
- consulte o SCPC para confirmar as informações cadastrais, localização e situação cadastral.
Além disso, redobre os cuidados em dias de muito fluxo de vendas, e fique de olho em comportamentos.