O projeto arquitetônico do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Guarulhos já está definido. O vencedor do concurso foi o escritório Dal Pian Arquitetos Associados, que projetou um edifício formado por três andares direcionados para uma praça de convivência central e uma grande área verde, segundo consta no memorial descritivo. O Sesc ocupará uma área de 23 mil metros quadrados, com investimento previsto da ordem de R$ 25 a R$ 30 milhões.
Nas definições do projeto, o Sesc Guarulhos será estabelecido no sistema estrutural misto de concreto e aço e contará com pilares periféricos para não atrapalhar zonas de ocupação. O edifício será recoberto com pedra, vidro e metal, segundo previsão dos arquitetos. Os materiais garantem maior durabilidade e resistência estrutural da construção.
O pavimento térreo contará com uma central de atendimento, um ginásio de esportes coberto, espaços de internet e de recreação infantil, uma clínica odontológica, oficinas culturais, sanitários e vestiários de apoio. Haverá também uma área para carga e descarga, setor operacional e estacionamento de veículos. No andar seguinte, descrito como térreo superior, a topografia do terreno induzirá a algumas definições. O piso terá o complexo aquático coberto e descoberto, além de campos esportivos externos e quadras do lado interno e a estação ambiental e a biblioteca no externo. Também possuirá cafeteria, restaurante e bar, além do teatro do lado da praça de convivência.
O último piso abrigará as salas de ginástica multifuncional e das demais atividades físicas, juntamente com as áreas de uso flexível. Por fim, o Centro de Formação Musical completa o complexo de atividades do Sesc Guarulhos. A reportagem enviou questionamentos sobre o projeto arquitetônico do Sesc Guarulhos, porém a assessoria de imprensa do Sesc informou não ser possível responder até o fechamento desta edição.
A vinda do Sesc para o município se arrasta desde 2002, porém a parceria entre a direção da instituição e a Prefeitura de Guarulhos foi concretizada em 2007, quando o Executivo assinou a doação do espaço onde atualmente se encontra o parque Vicente Leporace para a construção do complexo. Para a concretização das obras, o Sesc se comprometeu a construir um novo campo para a comunidade da Vila Fátima em substituição ao Oswaldo De Carlos, que fica localizado na área onde parte do Sesc se estabelecerá. Conforme reportagem publicada na edição do dia 29 de abril deste ano do Guarulhos Hoje, o campo de terra batida ficará em uma área de 5.850 metros quadrados e terá arquibancadas com capacidade para até 1.200 espectadores. O prazo limite acordado entre as partes é janeiro de 2010.
A Prefeitura terá a responsabilidade sobre o paisagismo do parque. Para isso, a administração realizou a derrubada de árvores na área, mas deverá replantá-las após o término das obras.