Notícias

Sabesp assina acordo com Guarulhos para tratamento de esgotos

Guarulhos, 02 de dezembro de 2008

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vai assinar contrato para interceptação e tratamento de até 500 litros por segundo dos esgotos de Guarulhos, o que representa 20% dos esgotos gerados na cidade – a segunda mais populosa do Estado.

O contrato – cujo valor estimado é de R$ 58 milhões – será assinado entre a Sabesp e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concessionária municipal que pagará R$ 738,33 por mil metros cúbicos de esgoto tratado. O acordo beneficiará diretamente o Projeto Tietê, cujo objeto é a ampliação da coleta e do tratamento dos esgotos domésticos e industriais gerados na Região Metropolitana de São Paulo.

Haverá contraprestações dos dois lados. Caberá ao SAEE executar as obras de ampliação do sistema de coleta, redes e ligações dos imóveis, enquanto a Sabesp realizará o tratamento desse esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel.

A prestação de serviço deverá ter início a partir da interligação dos coletores do município de Guarulhos ao interceptor da Sabesp _ obra a cargo do SAAE.

A Sabesp está pronta para ser a solução de Guarulhos. A companhia pode coletar e tratar parte dos esgotos de Guarulhos na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel. Atualmente o município é um dos maiores poluidores do rio Tietê e a Sabesp não tem medido esforços para concretizar essa parceria.

O Projeto Tietê que já caminha para a sua terceira fase, é um programa de saneamento ambiental que tem por objetivo coletar e tratar os esgotos de cerca de 18 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo. Guarulhos é um dos 39 municípios dessa região, sendo o segundo do Estado em população, estimada em 1,2 milhão de habitantes.

A expectativa da diretoria da Sabesp é que após a definição de um novo cronograma de ações, elaborado desde abril do ano passado, com a participação ativa de técnicos da Sabesp e do SAEE de Guarulhos, o contrato de prestação de serviços seja assinado e o passivo de danos ao Tietê acelere o seu processo de recuperação. A Sabesp está bastante motivada em iniciar os trabalhos nesse sentido, dependendo da Prefeitura também priorizar essa questão, dada a reconhecida importância do saneamento ambiental, em especial a coleta e o tratamento de esgotos, para a saúde pública e o bem-estar da população..