Saae inaugura reservatório no São João
Intervenções permitem uma melhor distribuição de água para cerca de 58 mil moradores de Guarulhos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Prefeitura de Guarulhos inauguram nesta sexta-feira, dia 24, um reservatório metálico – com capacidade de reservação para 2 mil metros cúbicos de água – e duas estações elevatórias, no Jardim São João. A solenidade está marcada para as 19h, na Avenida Marcial Lourenço Seródio, esquina com Rua Guapé. O prefeito Elói Pietá e o superintendente do Saae, João Roberto Rocha Moraes, estarão presentes.
As obras demandaram investimentos de cerca de R$ 1,7 milhão. O reservatório metálico – em operação desde setembro de 2004 para testes no sistema – foi construído para reservar água de poços artesianos. Já as elevatórias fazem com que a água atinja pressão suficiente para abastecer as áreas topograficamente desfavoráveis, em função da altitude. As intervenções atendem mais de 58 mil moradores dos bairros Jardim São João, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Parque Santos Dumont, Jardim Novo Portugal e Jardim Jade.
Problemas operacionais diminuem
Com a conclusão das obras do reservatório metálico e das duas estações elevatórias, o Saae implantou uma setorização definida, com pressões dentro da faixa operacional ideal. Desta forma, as perdas de água por pressões elevadas na rede – vazamentos – são menos freqüentes.
Além disso, o Saae conseguiu otimizar a distribuição de água, com a implantação de um esquema de rodízio preestabelecido. Com exceção do Parque Santos Dumont – onde o rodízio é de 6X18 (seis horas com água para 18 horas sem) -, os demais bairros são abastecidos em esquema de rodízio de 12X12 (12 horas com água para 12 horas sem). Antes da conclusão das obras, umas áreas eram mais beneficiadas que outras. Hoje, a água de poços localizados na região é armazenada no reservatório e a partir dele é feita a distribuição.
Quanto às elevatórias, uma bombeia água exclusivamente para o Parque Santos Dumont e a outra para as áreas mais elevadas dos outros bairros. As partes baixas são abastecidas por gravidade.
PDSA define intervenções
As obras executadas no Jardim São João foram definidas pelo Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água (PDSA) do Município de Guarulhos, estudo que começou a ser elaborado em setembro de 2002 e foi concluído no final de 2003. O PDSA é um instrumento que orienta o sistema, determinando como, onde e quando alocar com melhor eficiência os recursos disponíveis.
O estudo definiu as intervenções necessárias – como implantação de redes primárias, redes adutoras e subadutoras, construção de reservatórios, setores de abastecimento, estações elevatórias e boosters – elencando as obras e os investimentos até o ano de 2025.
Saae Guarulhos
Fone: 6463-7079
FAX: 6463-7081