Notícias

Saúde da Mulher: esperança contra o câncer

Guarulhos, 22 de junho de 2006

A saúde da mulher ganhou este ano uma nova aliada na luta contra o câncer; uma das doenças mais perversas: foi desenvolvida vacina contra quatro tipos de câncer contraído por HPV, que previne 70% dos tumores de colo de útero. Eis aí uma esperança, já que este tipo de câncer está na terceira colocação dos que mais acometem a população feminina.

A novidade – indicada para mulheres dos 9 aos 26 anos – foi aprovada no início deste mês pela agência norte-americana FDA, que regulamenta drogas e alimentos. O medicamento deve ser comercializado no Brasil até o final do ano.

De acordo com informações da Associação Brasileira do Câncer, o papilomavírus humano (HPV) está presente em praticamente 100% dos casos de câncer de colo de útero. Uma informação um tanto alarmante é que cerca de 7 mil brasileiras morrem, por ano, por conta desta doença. Portanto, a prevenção continua sendo a recomendação primordial.  Perder a função de um órgão do corpo, ainda mais para uma mulher, é uma espécie de mutilação, é como perder parte da feminilidade, principalmente quando a doença devasta as mamas ou o útero, órgãos diretamente associados à mulher. Este pesadelo todo afeta não só o físico, mas o psicológico. Mulheres que perdem o útero por conta do câncer ou outros complicadores, mesmo as que já são mães naturais, sofrem ao engrenar um relacionamento em busca de um novo marido, por exemplo, pois sentem-se impotentes por não poder dar um herdeiro ao  parceiro. Todo mundo tem suas fragilidades e as pessoas não devem sentir-se mal em exibi-las. Àquelas que lutam para readaptar-se à uma nova vida depois da perda de um órgão, não deixem de ter fé e de procurar atendimento médico, principalmente o psicológico. A saúde em primeiro lugar.

Mônica Kikuti