Notícias

Só a Indústria já demitiu mais de 7 mil em Guarulhos desde janeiro

Guarulhos, 08 de outubro de 2015

O saldo de empregos em Guarulhos em agosto foi de 1.348 postos de trabalhos extintos, segundo o Boletim do Emprego divulgado pela Agende Guarulhos nesta quinta-feira, 8/10. A indústria de transformação (-1.053) foi o setor que mais demitiu no período.

Somente este segmento apresenta redução de 7.327 vagas no período de janeiro a agosto, superior a 7% do estoque de empregos. Em seguida aparece o setor de serviços, com -192. Comércio foi o setor que mais empregou, ficando com saldo positivo de 152 novas vagas de emprego. Além do Comércio, tiveram saldos positivos a agropecuária (6) e serviços industriais de utilidade pública (5).

O saldo dos últimos oito meses na cidade ficou em assustadoras 12.111 vagas de emprego a menos. A indústria de transformação é responsável por cerca de 60% das perdas no estoque de empregos.

As atividades que mais demitiram no mês de agosto estão concentradas em serviços, indústria de transformação e construção civil. O transporte rodoviário de cargas, responsável pela maior perda no período, corrobora a tese de que os serviços na ponta da cadeia de valor são os que sofrem mais rapidamente o impacto de crises como a atual.

Dentre os grupos que mais empregaram, destacam-se atividades de teleatendimento (227) e armazenamento, carga e descarga (145). Destas 10 atividades, sete pertencem ao setor de serviços, duas ao comércio e uma à indústria de transformação.