Notícias

Rússia quer reunião de Conselho de Segurança da ONU sobre guerra

Guarulhos, 24 de março de 2003

arteO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, pediu hoje (24/03) uma reunião do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir sobre a guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque.

“A ONU e o Conselho de Segurança não podem, é claro, permanecer sem nenhum envolvimento com o que está acontecendo no Iraque”, disse a agência de notícias Interfax citando Ivanov.

“Esperamos que essa questão se torne muito breve o assunto de completa e detalhada discussão no Conselho de Segurança”, disse o ministro a jornalistas depois de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Perez Roque.

A Rússia, um membro permanente do Conselho de Segurança com poder de veto, está ao lado de outros membros como França e China em oposição às operações lideradas pelos EUA para derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Ivanov expressou preocupação com as vítimas no conflito e avisou que um desastre humanitário e ecológico poderia estar iminente.

“Estamos preocupados com o fato de que as pessoas pacíficas estejam morrendo (no Iraque), com o nível de destruição e o aumento da fuga de refugiados. Isso pode levar a uma catástrofe humanitária e ecológica na região”, disse o ministro russo.