Roupas e calçados, os preferidos das mães
Apontado como a segunda melhor data de vendas no ano para o varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães é aguardado com grande expectativa pelo comércio. A projeção neste ano é de aumento do faturamento entre 10% e 30% em relação a 2005. Os segmentos mais beneficiados, segundo pesquisa encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ao Instituto Ipsos são os de vestuário e calçados. Nela, os consumidores foram questionados sobre quais produtos pretendiam comprar para o Dia das Mães e 23% citaram roupas e sapatos.
Na avaliação do presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, essa pesquisa é apenas uma indicação para o comércio, já que não há um parâmetro anterior para referência. “Mas nossa intenção é tornar o estudo periódico, antecipando a tendência do consumidor nos eventos sazonais do ano, para que o lojista possa se preparar”, afirmou Afif.
As amigas Joyce Daniele, 18 anos, e Romenilza Costa, 26, ainda não decidiram o que vão comprar, mas adiantaram que pretendem pesquisar muito antes de escolher o presente para as mães. Já os colegas Willian Lins, Renato Souza e Tiago Coelho disseram que vão comprar roupas, mesma opção de Sueli Maria. “É mais fácil e dá para parcelar no cartão ou financiar pela loja”, disse Tiago.
Confirmando essa preferência, Josefá Josely, gerente da loja de confecção Conexão, aposta em expansão de 30% nas vendas para o Dia das Mães na comparação com a mesma data em 2005. De acordo com ele, os produtos mais procurados devem ser as jaquetas jeans e as blusas de malha.
“Os perfumes também são bem recebidos pelas mães”, afirmou Vanessa Guizolin, gerente da loja O Boticário da Rua São Bento. A rede já está com tudo pronto para o Dia das Mães. A grande vedete é um estojo especial com colônia e outros produtos. “Nosso objetivo é vender 15% mais neste ano.” Na pesquisa encomendada ao Ipsos, o setor de perfumaria, ao lado do de jóias, foi citado por 4% dos entrevistados como opção de presente.
Nem só roupas – Apesar da preferência pelas confecções, os lojistas que comercializam produtos de maior valor também têm boas expectativas. O gerente da loja Kolumbus, Carlos Alberto Dezena, por exemplo, aposta em crescimento das vendas para o Dia das Mães de 10% sobre 2005. “A tendência é de que a linha branca de eletrodomésticos seja o carro-chefe de vendas”, disse. “O comércio espera o mês de maio como um segundo dezembro. Se o governo mantiver a queda dos juros, o cenário será ainda melhor.
Já a loja Marabraz espera expansão de 20% nos negócios. O gerente Roberto Teixeira indicou poltronas e sofás como os produtos em destaque na unidade do centro da capital.