ACE-Guarulhos

Rodada de Negócios tem aprovação de 98%

A 5ª Rodada de Negócios, realizada no último dia 9 de maio, obteve índices de aprovação próximos a 100%, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP e divulgada nesta sexta-feira pela Associação dos Empresários de Cumbica (Asec)

Junto com a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a Asec organizou o evento. 98% dos participantes atribuíram, numa escala de 0 a 10, notas superiores a 5 na avaliação geral do evento, sendo que a maior parte – 75% – atribuíram notas acima de 7. “A cada edição a Rodada vem se firmando como o principal evento empresarial de Guarulhos e região, com foco na realização de negócios. E esta pesquisa confirma exatamente isso”, afirma Antonio Roberto Marchiori, presidente da Asec.

O Sebrae, durante toda a Rodada, ouviu os participantes sobre diversos aspectos relativos ao evento. 17% dos participantes disseram ter realizado, em um único dia, mais de 250 novos contatos, 6% de 201 a 250, 20% de 151 a 200, 19% de 101 a 150, 10% de 51 a 100 e, a maior parte, 28% até 50. “Isto revela um alto grau de satisfação em relação a um dos principais motivos de participação, que é o estabelecimento de novos contatos”, disse Marchiori.

Outra demonstração de que a Rodada cumpriu seus objetivos aparece nas respostas em relação às expectativas de conquistar novos clientes. 36% dos participantes disseram que esperam obter 15 novos, 29% de 16 a 30, 12% de 31 a 45, 10% de 46 a 60, 2% de 61 a 75, 9% mais de 75 e 2% disse não saber quantificar. “Ou seja, mais uma vez a Rodada demonstra que é um ótimo negócio, já todos demonstram que conquistarão novos clientes a partir do evento”, explica Marchiori.

A expectativa de conqusitar novos clientes e realizar bons negócios se confirma quando o Sebrae pergunta sobre a expectativa de efetivar novas parcerias. 87% responderam que sim, sendo que 28% esperam por 10, 1% por nove, 5% por 6, 20% por cinco, 10% por quatro, e 14% por três.

“Desta forma, entendemos que as entidades realizadoras têm a responsabilidade de dar continuidade a este evento, mas precisamos que as empresas de Guarulhos absorvam esta cultura de participação, para que a rodada possa crescer cada vez mais. Os números atestam a qualidade e o resultado da Rodada”, diz o presidente da Asec.

As expectativas iniciais dos organizadores de que a 5ª Rodada geraria mais de R$ 6,5 milhões em negócios aos participantes foram confirmadas pelo Sebrae. 17% responderam que esperam realizar negócios acima dos R$ 100 mil, sendo 7% entre R$ 100 e R$ 200 mil; 3% entre R$ 200 e R$ 300 mil e entre R$ 300 e 400 mil; 1% entre R$ 400 e R$ 500 mil e entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão; e 2% acima de 1 milhão. Não souberam avaliar 7% dos entrevistados.

Abaixo de negócios de R$ 100 mil, a maior faixa dos entrevistados – 14% – apontou valores entre R$ 50 e R$ 100 mil; enquanto outros 14% entre R$ 15 e R$ 20 mil. 11% respondeu entre R$ 20 e R$ 30 mil, o mesmo número que apontou entre R$ 40 e R$ 50 mil em novos negócios. Finalizando, 9% respondeu abaixo dos R$ 5 mil, 10% entre R$ 5 e R$ 10 mil; 5% entre R$ 10 e R$ 15 mil e 2% entre R$ 30 e R$ 40 mil. “O empresário precisa entender que, muitas vezes, não se faz o negócio no primeiro momento, mas se estabelece uma fixação de sua marca, em especial junto aos seus potenciais clientes, para que o fechamento do negócio seja uma consequência natural destes encontros. Quanto mais evidenciado o seu “produto”, aliado à qualidade e competência do empresário, certamente terá êxito”, comenta Marchiori.

A maior parte dos participantes da 5ª Rodada – 57% – foi formada por empresas do setor de serviços, seguida de 24% do comércio e 19% da indústria. O Sebrae identificou que, no setor de serviços, 42% foram de companhias de pequeno porte, 37% médias e grandes e 21% de micros.

No setor industrial, prevaleceram as empresas de pequeno porte, com 52% de participação, seguidas de 39% de médias e grandes e apenas 9% de micros. Já no comércio, a maior participação foi de pequenos comerciantes, com 43%. Depois vieram as médias e grandes com 30% e 27% de micros.

Outro dado importante é que a maioria absoluta não mantém relações internacionais. 81% dos participantes responderam que não praticam qualquer modalidade de comércio exterior. Somente 7% importam produtos de outros países, enquanto que outros 7% importam e exportam e 5% apenas exportam.

Dois dias –
O Sebrae, no final da pesquisa, abriu uma questão para que os participantes formulassem críticas e sugestões. 24% não apontaram qualquer observação, 12% disseram que a iluminação do local é ruim, 9% apontaram que o local deveria ser maio, 8% que deveria haver um espaço maior para os estandes, 7% que deveria ser realizado em dois dias e 7% que os estandes deveriam estar melhor identificados.

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