ACE-Guarulhos

Rodada de Negócios gera oportunidades

Cerca de 30 minimercados entraram em contato direto com mais de 130 produtores de vários municípios do Estado

Nos dias 22 e 23 foi realizada, no Centro Municipal de Educação Adamastor, a Rodada de Negócios Metropolitana 2004, promovida pelo Sebrae-SP, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Senar-São Paulo, em parceria com a Rede União de Supermercados (Reunis), e apoiada pela ACE-Guarulhos, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Prefeitura Municipal e Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica).

Durante os dois dias, cerca de 30 empresas, a maioria mini-mercados de Guarulhos e da Baixada Santista, negociaram com 139 produtores rurais de vários municípios do estado, gerando aproximadamente 500 oportunidades de negócios entre os dois setores. “Criar novas oportunidades de negócios para o produtor rural por meio de uma aproximação com os minimercados interessados em comprar produtos hortifrutigranjeiros, sem a interferência de intermediadores foi o principal objetivo”, diz Alessandro Paes dos Reis, gerente do Sebrae-SP – E. R. de Guarulhos. Segundo ele, o evento superou as expectativas com a aproximação dos segmentos. “O próximo passo é dar continuidade às negociações iniciadas nessa rodada”, acrescenta.

Para Guarulhos, essa iniciativa beneficiará cerca de 400 minimercados, que hoje representam o maior segmento de micro e pequenas empresas instaladas no município, no que se refere ao comércio, de acordo com o gerente.

Para Pâmela Pastene, coordenadora se Rodadas do Sebrae-SP, o resultado do evento foi positivo. Também serviu para constatar a falta de preparo de grande parte dos produtores rurais quanto a noções de gerenciamento empresarial.  “O produtor Rural precisa melhorar o processo de gerenciamento, se preparar ainda melhor”, concluiu.

Irineu de Andrade Monteiro, Representante da Administração Central, Faesp ressaltou a importância do produtor rural no país. “Hoje nós somos o maior equilíbrio da balança comercial do Brasil. Jamais o produtor rural alcançou o meio urbano sem um atravessador, como está acontecendo agora”. Ele acredita que poderá resultar em benefícios para os dois segmentos e, principalmente, para o consumidor.  “Nessa parceria do meio rural com o meio urbano, o consumidor é o maior beneficiado: ganha em preços menores e maior qualidade nos produtos”, conclui Monteiro durante o jantar de abertura da Rodada de Negócios, realizado no Best Western Hotel Panamby, no dia 21 (terça-feira).

O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, o superintendente, Maurici Dias Gomes e Anunciato Thomeo Sobrinho, diretor de relações institucionais da entidade também participaram do jantar de abertura. No dia seguinte (22), o presidente e o superintendente visitarama Rodada, no Centro Educacional Adamastor.

Já o prefeito Elói Pietá ressaltou as múltiplas faces que a cidade tem com uma indústria bastante diversificada. Para ele, a Rodada de Negócios, significa um avanço nas grandes corporações. 

Como funcionou a Rodada – Cada produtor rural inscrito foi colocado em contato direto com representantes de mini-mercados em reuniões individuais, já pré-agendadas, com duração média de 30 minutos, realizadas em ambientes previamente preparados. Os participantes ainda puderam expor seus produtos em espaço ambientado. Já os empresários da Agroindústria tiveram a oportunidade de participar do evento promovendo os seus produtos nos “kits promocionais” que foram entregues aos mini-mercados.

A Rodada de Negócios foi realizada também em parceria com o Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, responsável pela arregimentação da oferta rural do Estado de São Paulo.

Aproximação gerou expectativas de bons negócios

Os visitantes e participantes da rodada puderam aproveitar um espaço destinado somente a degustação e exposição de produtos da Agroindústria como hortaliças, mel, cogumelos, cachaça, pão de queijo, doces entre outros. Nesse espaço foi possível fazer contatos e trocar informações.

Para Edson Carlos de Oliveira, representante da empresa Aica, produtora de cogumelos de Mogi das Cruzes, a rodada serviu para expor o seu produto e de fazer contatos. “Essa é uma oportunidade de entrar no mercado da capital, local aonde o nosso produto ainda não é está é distribuído”, disse Oliveira.

Edson Futema, gerente do Global Supermercados, que mantém duas unidades, uma na capital e outra no município de Arujá, disse que a ocasião serviu para trocar informações.   “A negociação fica em segundo plano”. Hoje, 90% das compras são feitas com intermediários. A intenção daqui por diante é comprar diretamente do produtor o que poderia trazer mais qualidade e menor preço para o consumidor. “Se conseguirmos eliminar os intermediários os produtos perecíveis, por exemplo, chegarão até o consumidor com mais qualidade”, acrescentou. José Messias do Supermercado Santa Rita com duas lojas em Guarulhos, também acredita que o consumidor ganhará muito mais em preço e qualidade.

Sair da versão mobile