ACE-Guarulhos

Revitalização do Centro de Guarulhos

ACIG FAZ PARCERIA COM UNIVERSIDADE PARA ESTUDOS DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE GUARULHOS

A ACIG celebrou parceria com a UNIVERSIDADE GUARULHOS – UNG, com o objetivo de promover estudos para a Revitalização do Centro de Guarulhos.

Os estudos serão desenvolvidos por alunos do oitavo semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, disciplina Projeto de Urbanismo II. Os trabalhos serão coordenados pelo professor Mário Yoshinaga, e deverá ser finalizado e apresentado na primeira quinzena de dezembro, coincidindo com o mês no qual a cidade comemora seu aniversário de fundação.

Um dos estudos é a elaboração de mapa de delimitação da área central, elaborado a partir de pesquisa de opinião feita pelos alunos com a população, tanto a domiciliada, no centro e fora dele, quanto a itinerante, que circulava pela área central no momento da pesquisa. Ou seja, a população opinava se, conceito delas, estavam ou não residindo ou trabalhando na região central do município quando da pesquisa. A pesquisa foi feita em vários logradouros, dentro e fora da região considerada oficial e geograficamente “central” (antiga ou expandida). O trabalho resultou na delimitação de duas áreas: uma, menor, revelando certeza absoluta das pessoas consultadas que se encontram no centro. Outra, mais ampla, denotando dúvidas dos pesquisados quanto estarem localizadas na região central.

O estágio atual dos estudos está direcionado a apresentar seis propostas, cujas idéias podem ser assim resumidas:

1) Bolsões residenciais a serem preservados no entorno da área do centro antigo. Objetiva incentivar o uso residencial do centro. Propõe que as casas que estão sendo ocupadas por escritórios e consultórios sejam resgatadas para usoresidencial. Esses bolsões seriam replanejados propiciando-lhes melhores condições de serviços em nível de vizinhança, especialmente reurbanizadas para assegurar segurança física e patrimonial.

2) Estacionamentos localizados na periferia do centro antigo, limitando o trânsito nessa área ao mínimo indispensável. Os estacionamentos podem ocorrer em meios de quadra, em projetos de reurbanização de quadras ou podem ser subterrâneos sob a via pública. Uma das opções contempla um estacionamento subterrâneo na Rua Capitão Gabriel e Rua Gabriel Machado, envolvendo a Praça Getúlio Vargas.

3) Centro Novo a ser desenvolvido na Praça IV Centenário, reforçando a sua tendência de modernidade urbana de Guarulhos. O objetivo é concentrar as atividades de cunho regional nessa praça, e com isso, a longo prazo: a) minimizar o trânsito na área do centro antigo, ao mesmo tempo facilitando o acesso pela Rodovia Presidente Dutra para o público da região de influência de Guarulhos; b) resgatar o centro antigo para atividades comerciais, culturais, institucionais e sociais de cunho predominantemente local. A ligação entre o Centro Novo e o Centro Antigo poderá ser objeto de estudos específicos de empreendimentos privados incentivados pelo Poder Público.

4) Miolo de Quadras é uma proposta que objetiva, ao mesmo tempo, propiciar uma urbanização eficiente do Centro Antigo tanto para os comerciantes como para os usuários, assim como melhorar a qualidade ambiental dessa área. Trata de intervenções urbanas em nível de quadras, em empreendimento imobiliário conjunto com a participação de todos os proprietários. Propõe soluções para estacionamento, segurança física e patrimonial, manutenção e promoção.

5) Ruas de Pedestres cobertas protegendo os usuários do sol e da chuva. Cogita-se em cobrir parte da Rua Felício Marcondes. Ao mesmo tempo, cogita-se de abrir galerias nas quadras, dessa forma aumentando a metragem de frente de lojas e procurando minimizar o desperdício deáreas construídas sub-utilizadas em cada lote.

6) Resgate da Praça da Igreja matriz que tem enfrentado sucessivas instalações que deterioraram o seu entorno. A proposta prevê a retirada das linhas de ônibus e eliminação da circulação de veículos no trecho da Rua Capitão Gabriel que passa em frente a Igreja matriz. Propõe a reurbanização do entorno e da quadra da Matriz. A reurbanização da quadra da Matriz pode ser objeto de legislação específica de empreendimento privado direcionado pelos interesses comerciais, públicos e, neste caso, dos religiosos. Pela proximidade, a própria UnG poderá ter interesse em participar desse emprendimento.

A ACIG está solicitando a cessão de uma espaço no calçadão da Rua Dom Pedro I para a instalação de quiosque que serviria de abrigo para a maquete da área central e dos painéis de exposição dos trabalhos, além de servir de local para os estudantes promoverem enquetes de opinião dos usuários do centro a respeito das propostas. A melhor proposta será laureada. Estuda-se, também, premiá-la.

ANUNCIATO THOMEO SOBRINHO
Presidente

Sair da versão mobile