Notícias

Reunião em Guarulhos define consórcio intermunicipal

Guarulhos, 12 de maio de 2009

Prefeitos e representantes de 11 cidades se reuniram na segunda-feira, 11, em Guarulhos, para finalizar o protocolo de intenções para a criação do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). “Até o final desse ano, o consórcio sai do papel, o que vai contribuir, e muito, para o desenvolvimento de projetos e parcerias em uma região que hoje possui mais de três milhões de habitantes”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida.

O protocolo de intenções para a formação do consórcio será enviado para a análise do departamento jurídico das 11 cidades que compõem a Amat (Associação dos Municípios do Alto Tietê). “Vamos fazer tudo com transparência e com a anuência de todos os municípios interessados na formação do consórcio”, afirmou Almeida, que é o atual vice-presidente da Amat.

A Associação de Municípios do Alto Tietê é composta por Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Biritiba Mirim. Com a formação do consórcio, as prefeituras ganharão autonomia para a definição e realização de projetos em conjunto.

“No ABC, o consórcio já funciona muito bem e serviu de exemplo para a implantação da iniciativa no Alto Tietê”, explicou o presidente da Amat e prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abssamra.

A reunião dessa segunda-feira contou com a participação do senador Aloízio Mercadante. Ele anunciou aos prefeitos e representantes das cidades a realização de um evento no dia 19 de junho, em Guarulhos, com membros do alto escalão do Governo Federal. “Vamos trazer nosso primeiro time para conversar com os prefeitos e tirar dúvidas sobre projetos do Governo Federal”, disse o senador.

Segundo Mercadante, o encontro reunirá representantes dos ministérios das Cidades, Turismo, Saúde, Esportes, Educação, além da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Eles vão avaliar projetos novos e tentar destravar iniciativas que estejam paralisadas”, destacou o senador.

Para a reunião do dia 19/6, serão convidados os prefeitos da Agência Regional de Desenvolvimento Unicidades, composta por cidades localizados no eixo Fernão Dias, como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.