ACE-Guarulhos

Resultados positivos da Volks surpreendem analistas.

Os lucros da Volkswagen, no terceiro trimestre, foram muito maiores que as previsões dos analistas. Tudo indica que, apesar do enfraquecimento da conjuntura, a montadora terá um balanço recorde neste ano.

O faturamento bruto da Volkswagen no terceiro trimestre aumentou 10%, para 988 milhões de euros. Os analistas haviam previsto uma queda de 631 milhões de euros.

Os diretores reiteraram seus prognósticos, de que o balanço deste ano será superior ao do ano passado, apesar das dificuldades enfrentadas este ano pelo setor automobilístico.

O lucro líquido do terceiro trimestre chegou a atingir 903 milhões de euros, de acordo com as regras internacionais da IAS (International Accounting Standards), que a Volkswagen adotará a partir deste ano para efetuar o seu balanço.

Os analistas do setor automobilístico e dos grandes bancos não esconderam sua surpresa. “Os dados são melhores que o esperado, mas misteriosos”, afirmou Rolf Woller, do HypoVereinsbank.

As vendas da Volkswgen recuaram na Alemanha e na América do Sul e aumentaram na América do Norte, Ásia/Pacífico e Europa do Leste.

Nos Estados Unidos, o mês de setembro foi melhor do que o esperado, apesar dos atentados contra o World Trade Center e o Pentágono. A montadora vendeu apenas 2,2% a menos, embora o mercado americano, como um todo, tenha recuado 7,7%. No cômputo de vendas do terceiro trimestre, houve até mesmo um pequeno acréscimo, no mercado norte-americano, de 0,8%.

Sair da versão mobile