Notícias

Reforma tributária é fundamental para o comércio

Guarulhos, 28 de abril de 2003

arteUm dos grandes problemas para o abastecimento no País está no excesso de impostos, na cadeia de distribuição, ocasionando a bitributação ao atacado e pequeno varejo, que pagam taxas na entrega e no recebimento dos mesmo produtos. Esta foi uma das conclusões do Fórum “A Estratégia de Distribuição”, promovido, neste final de semana, pela Associação de Atacadistas e Distribuidores (Abad), com a participação de 64 integrantes da indústria, atacadistas, especialistas e pequeno varejo.

Segundo Nelson Barrizelli, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP), o encontro evidenciou a necessidade de a indústria repassar mais informações ao setor atacadista, “para que os dois possam atender melhor o cliente – que é o pequeno varejo”, afimou o professor.

Ele destaca que para um melhor desempenho da cadeia é fundamental o aprimoramento da logística com a criação de operadores logísticos, em várias regiões, para cuidarem da distribuição dos produtos, de fornecedores, para o varejo. “Ao invés de perder tempo e dinheiro com várias entregas, por fornecedores, atacadistas, seria feita apenas uma por todos e os custos cairiam bastante”, afirma.

Barrizelli afirmou ainda que cabe aos atacadistas auxiliarem o varejo na definição do mix de produtos, melhoria de layout das lojas e gestão de estoque.