ACE-Guarulhos

Redução do IPI beneficia consorciados

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos, promovida no mês passado pelo governo, beneficiou também os participantes de consórcios. Como a mensalidade varia de acordo com o valor do bem, e as montadoras baixaram os preços das tabelas, os consorciados acabaram pagando menos por mês.

Para os modelos populares, o imposto foi reduzido de 10% para 9%. Mas, a mudança no IPI favoreceu principalmente os carros mais potentes, que tiveram queda de 25% para 16%.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), Consuelo Amorim, as empresas são obrigadas a informar aos clientes que houve redução de parcela. Ela alerta, no entanto, que pode acontecer de alguns consorciados ainda não terem recebido a boleta com o valor reduzido.

– Nesse caso, o consumidor deve se informar com a administradora do consórcio. O índice de redução vai variar de acordo com o saldo devedor ” diz a presidente.

O consumidor que desconfiar que a administradora do consórcio não está seguindo as reduções nas tabelas pode reclamar com o Banco Central. O telefone é 0800-992345.

Gustavo Fernandes

Sair da versão mobile