Notícias

Readequação do Centro está prevista para setembro

Guarulhos, 10 de julho de 2003

ArteA Secretaria de Serviços Públicos apresentou ao Conselho Municipal do Trânsito e Transporte a proposta de readequação do Centro. O projeto é orçado em R$ 1,5 milhão e está em fase de abertura e análise de propostas.

O projeto, segundo a Secretaria de Serviços Públicos (SSP), deve racionalizar fluxos e itinerários do transporte coletivo. De acordo com estudo realizado sobre o trânsito e transporte no município, 17% dos ônibus que circulam pela rua Capitão Gabriel não param para embarque e desembarque de passageiros. O mesmo acontece na rua João Gonçalves, onde 15% dos ônibus não param. As vias são utilizadas como meio de acesso das linhas para a avenida Tiradentes.

Desafogar o trânsito nesses locais, viabilizando formas de acesso direto desses ônibus à avenida Tiradentes, é a primeira etapa do projeto, explica o arquiteto Geraldo Moura, da SSP. Segundo ele, para isso, uma obra dividida em 8 fases será realizada no Centro. As duas primeiras fases serão iniciadas em setembro com execução de obras nos cruzamentos da rua Capitão Gabriel com a avenida Tiradentes, e no cruzamento da praça Getúlio Vargas e João Gonçalves, também com a avenida Tiradentes. A rua Luiz Faccini será alterada e as obras serão executadas na mesma fase. A proposta, segundo o arquiteto, é racionalizar os fluxos de tráfego, possibilitando o aumento de 35% na fluidez do trânsito nas vias da região central.

Medidas para inibir o impacto das obras – Interdição total ou parcial de vias – ainda estão sendo detalhadas. Segundo Moura, a proposta é realizar “pelo menos parte das obras fora do horário de grande fluxo de veículos”.

Outros pontos – O projeto da Prefeitura prevê ainda a ampliação de seis mil metros de passeio público nas ruas Capitão Gabriel, Sete Setembro, João Gonçalves, Oswaldo Cruz, Felício Marcondes e avenida Esperança. A construção de área destinada a pedestres – uma espécie de calçadão, com possibilidade de fluxo local de veículos – nas ruas XV de Novembro, Luiz Gama e Maria de Oliveira Arruda também é parte do projeto.

A readequação do Centro não deve ser concluída neste ano, pois a Secretaria já informou que os trabalhos serão paralisados na época das festas natalinas e retomados em janeiro de 2004.

Edna Alves